Vinhedos

O vinhedo tem um papel primordial na qualidade do vinho, o que os franceses chamaram de Terroir, emprestando este termo para todo o mundo vitivinícola. O Terroir é um conjunto de fatores geográficos, climáticos, geológicos e biológicos, únicos e que não se repetem de vinhedo para vinhedo. Com isso, antes de se aprender a conhecer um vinho é importante conhecer a sua raiz e a sua origem.

Os vinhedos da Vinícola Terragnolo situa-se no Vale dos Vinhedos, a qual tem área total de 12 hectares de terras, de suaves colinas cobertas por parreirais. Atualmente é conhecida como a  região que produz os melhores vinhos brasileiros.

  O Vale dos Vinhedos é a primeira região do Brasil que obteve em 2002 o reconhecimento como Indicação Geográfica, podendo conceder aos vinhos que estivessem dentro dos padrões estabelecidos o selo de Indicação de Procedência (IP). A partir de 2011, com o reconhecimento do Vale como Denominação de Origem (DO), os produtos obedeceram a regras mais específicas em relação à produção da uva e à elaboração do vinho, como já se encontra no vinho Terragnolo.

É no vinhedo que se define a qualidade do vinho. A vinícola Terragnolo tem um trabalho muito forte na produção de seus vinhedos, utilizando mudas certificadas com uma reduzida produtividade por unidade de área. Atualmente todos os vinhedos de uvas viníferas são no sistema de condução espaldeira simples, com acompanhamento técnico desde a poda seca até a vindima, proporcionando assim, uvas de qualidade superior.

Já para a visitação dos turistas a Vinícola Terragnolo mantém parrerais centenários produzindo uvas, as quais durante a safra, podem ser degustadas diretamente do parreiral.

Hoje são cultivados em nossos vinhedos diferentes castas, destacando-se:

Para Vinhos Finos

* Cabernet Sauvignon

*  Merlot

* Marselan

* Cabernet Franc

* Pinot Noir

Para Espumantes

* Riesling

* Chardonnay

Para Sucos e Geleias

* Concord